“A Defesa tem a Palavra”: OAB/RS realiza I Seminário da Comissão do Tribunal do Júri
01/12/2025 09:48h
A OAB/RS promoveu, na quarta-feira (26), o evento “A Defesa tem a Palavra: I Seminário da Comissão do Tribunal do Júri da OAB/RS”, no Auditório OAB Cubo, em Porto Alegre. A atividade, organizada pela Comissão do Tribunal do Júri, reuniu profissionais da advocacia criminalista em um dia de debates, análises e reflexões sobre os desafios contemporâneos do Tribunal do Júri, integrando a programação estadual do Mês Nacional do Júri. O seminário ocorreu em formato híbrido, com transmissão pelo canal da Ordem no YouTube.
Clique aqui para assistir à transmissão do turno da manhã e clique aqui para assistir aos painéis da tarde.
Na abertura dos trabalhos, o presidente da Comissão do Tribunal do Júri da OAB/RS, Matheus Vasconcelos, destacou a importância da união da classe diante das dificuldades impostas ao exercício profissional. “É com imensa emoção que posso dizer que a defesa tem a palavra. Este seminário simboliza a união das forças que defendem a advocacia criminal no Estado e no país. Vivemos tempos desafiadores, em que a plenitude de defesa é frequentemente testada, e enfrentamos uma disparidade de armas. Dizer que a defesa tem a palavra é lembrar ao Estado, ao Judiciário e à sociedade que a nossa voz não é um favor, é um direito e uma garantia de que nenhum cidadão será julgado sem que seus direitos sejam defendidos com a máxima potência”, afirmou.
O presidente da Comissão Especial de Defesa do Tribunal do Júri do Conselho Federal da OAB, Jader Marques, também esteve presente e reforçou a relevância da mobilização coletiva para o fortalecimento da instituição do Júri. “O que nos mantém vitoriosos é o fato de que, apesar de nós, depois de nós e além de nós, o movimento continua. Mostramos que, em grupo, podemos muito mais. Estar mobilizado em prol do Tribunal do Júri nos incentiva a lutar e, quando é dito ‘a defesa tem a palavra’, é nessa hora que a vida vale a pena”, declarou Marques.
A programação técnica se estendeu ao longo do dia com painéis que abordaram estratégias, prerrogativas e a prática no Tribunal do Júri. Os debates contaram com a participação de relevantes nomes da advocacia e do meio acadêmico, como Aury Lopes Jr., Tatiana Boeira, Ezequiel Vetoretti, Raccius Potter, Thais Zaneti, Elisângela Franco Victoria, Richard Noguera, Elidi Amorim, Sharla Rech e Ronaldo Farina. Os temas transitaram desde a investigação defensiva até a postura em plenário, promovendo uma troca de experiências fundamental para o aprimoramento da advocacia gaúcha.
Presenças
Também estiveram presentes na abertura do evento o vice-presidente da Associação das Advogadas e dos Advogados Criminalistas do Estado do Rio Grande do Sul (ACRIERGS), Gustavo Gil Peres; o presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas do RS (ABRACRIM/RS), Carlo Masi; a diretora da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS, Fernanda Osório; o presidente da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional, Rui Bitencourte; e o conselheiro estadual da OAB/RS Luis Eduardo De La Rosa D’Avila.
01/12/2025 09:48h
