Home / Noticias / 04.12.2008 18:01h

Cléa Carpi é uma das escolhidas para receber o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, do Senado

04/12/2008 18:01h

http://bit.ly/MOv4tZ

A secretária-geral do CFOAB, Cléa Carpi da Rocha, será uma das agraciadas com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, do Senado.

O resultado foi divulgado pelo conselho da honraria, nesta quinta-feira (4), que também apresentou os nomes das outras quatro mulheres ganhadoras, dentre 55 indicadas: a Embaixadora da Boa Vontade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Lily Marinho; a juíza Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro; a jornalista, atriz e poeta Elisa Lucinda Campos Gomes; e a assistente social Neide Viana Castanha, coordenadora do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A ex-primeira-dama Ruth Cardoso também foi escolhida por unanimidade pelos senadores do conselho para ser homenageada in memoriam.

As selecionadas receberão o diploma no dia 8 de março de 2009, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, em sessão especial do Senado.

A presidente do conselho, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), informou que os currículos das 55 indicadas foram enviados aos senadores do conselho para que selecionassem cinco. A senadora ressaltou que foi difícil fazer a seleção porque todas as mulheres indicadas são "grandes nomes", que desempenham importante papel social no país.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que é vice-presidente do conselho, decidiu votar os nomes de forma aberta, apesar de a votação ser secreta. Ele afirmou que uma das personalidades em que votou foi a gaúcha Cléa Carpi da Rocha e informou que a escolhida há 30 anos se dedica à defesa dos direitos humanos em várias áreas. Cléa Carpi da Rocha, destacou ainda o senador, também se engajou nos movimentos em defesa da liberdade política no Brasil e pela democratização do país.

Prêmio

O prêmio Bertha Lutz foi instituído pela Mesa do Senado em 2001 como forma de homenagear mulheres de todo o país que tenham prestado relevantes serviços na defesa dos direitos femininos e em questões de gênero. Bertha Maria Júlia Lutz, que dá nome ao prêmio, nasceu em São Paulo, em 2 de agosto de 1894, e liderou a luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras, tendo sido responsável pela aprovação da legislação que garantiu os direitos políticos ao segmento feminino, entre os quais o de votar e o de ser votado.

A atual composição do conselho, além da presidente, Serys, e do vice-presidente, Inácio Arruda, conta com as senadoras Roseana Sarney (PMDB-MA) e Lúcia Vânia (PSDB-GO) e com os senadores Marco Maciel (DEM-PE), Cristovam Buarque (PDT-DF), João Ribeiro (PR-TO), Renato Casagrande (PSB-ES), Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e Marcelo Crivella (PRB-RJ).

Fonte: Agência Senado

04/12/2008 18:01h



Notícia anterior

Iniciado no STF julgamento que trata da cobrança autônoma de honorários de sucumbência, nas execuções contra a Fazenda Pública feitas através de RPV

04.12.2008
Próxima notícia

Lamachia reúne-se com Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul

04.12.2008

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp