Em Quaraí, Lamachia empossa nova diretoria da subseção e trabalho à frente da OAB/RS é reconhecido na Câmara de Vereadores
25/07/2025 18:07h
Em uma agenda de viagens na região da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai nos últimos dias, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, visitou cinco subseções, incluindo Quaraí. Na cidade, empossou os membros da nova diretoria da Ordem local e recebeu uma homenagem na Câmara de Vereadores. As solenidades ocorreram na quarta-feira (23).
Após dar posse a Elio Augusto Santos de Vargas como presidente subseccional para o triênio 2025/2027, Lamachia destacou a importância das ações concretas da Ordem. “Sobral Pinto diz que a advocacia não é profissão para covardes, mas nós precisamos de ações concretas para fazer valer essa afirmação. Eu tenho orgulho em dizer que a OAB/RS foi pioneira em bradar que ‘Vídeo Gravado Não É Sustentação Oral’, um brado que ecoou pelo Brasil e que nasceu aqui.”
Em seu discurso, o empossado salientou o orgulho pela profissão. “Precisamos valorizar nosso melhor e só assim construiremos uma advocacia plena e com união e seremos um braço importante para o trabalho da seccional,” afirmou Elio Augusto Santos de Vargas.
A diretoria de Quaraí também é composta por Elizandro Cardoso Rodrigues (vice-presidente), Maria Helena Otarão de Paulo (secretária-geral), Berenice da Silva Pires Motta (secretária-geral adjunta) e Francisco Luzardo da Silva Gonzalez (tesoureiro).
Reconhecimento da comunidade
Na Câmara de Vereadores de Quaraí, o presidente da Ordem gaúcha recebeu uma moção de aplauso e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da advocacia, da cidadania e da Justiça do município ao longo de suas gestões à frente da entidade. Em sua fala, Lamachia falou de sua relação com a cidade. “Eu me sinto um fronteiriço, porque me sinto bem aqui neste quadrante do mundo que é o pampa”, disse, após mencionar os laços de sua família com notórios advogados locais.
Entre as ações destacadas pelos vereadores proponentes da moção, estavam a atuação no Tribunal de Justiça e na Corregedoria-Geral da Justiça pela reposição de servidores na comarca; as ações efetivas em defesa da advocacia local e contra o exercício ilegal da profissão; as movimentações com a Superintendência dos Serviços Penitenciários e a Secretaria Estadual de Sistemas Penal e Socioeducativo, que culminaram no recuo do Governo do Estado quanto ao fechamento do Presídio Estadual de Quaraí; e o compromisso permanente com a advocacia do interior.
Presenças
Estiveram presentes nos eventos os conselheiros estaduais Glênio Cardoso Lopes e João Antonio Soares Apoitia; os ex-presidentes da subseção de Quaraí Maria Cristina Manassi da Conceição Brandolt, Élio Vieira de Vargas, Alcides Augusto Rodrigues de Oliveira, Eli Augusto Pinto Dorneles, Margarete da Silva Murillo e Taiana Teixeira da Silva; os presidentes de subseções Claudio Gonçalvez Munhoz (Santana do Livramento), acompanhado da vice, Manuela Castro Sanches, e da secretária-geral adjunta, Macarena De La Rosa Bouchacourt; Marcio da Rosa Montes D’Oca (Alegrete); Cássius Rotta Mendes (Uruguaiana), acompanhado do vice, André Luis Goelzer Alfano e da delegada da ESA/RS, Caroline Brum Dreher; e o vice-presidente de Passo Fundo, Leonardo Ortolan Grazziotin.
Autoridades de Quaraí também participaram, como o defensor público de Quaraí, Lucas Righi; o promotor de Justiça, Rafael Hoffmann Zem; o juiz de Direito da comarca, Éverton Padilha Soares; o prefeito, Jeferson da Silva Pires; o presidente da Câmara de Vereadores, Cristian Tobias Amaro Barreto; o comandante da Brigada Militar, sargento Paulo Augusto de Freitas Peres; o comandante do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, 1º sargento Roger Benhur Flores; e o diretor do Presídio Estadual de Quaraí, Ricardo Viar.
25/07/2025 18:07h