Home / Noticias / 09.12.2025 13:28h

OAB/RS e subseção de Sapucaia do Sul lançam campanha do Laço Branco

09/12/2025 13:28h

https://bit.ly/3XM1TDR
Foto: Filipe Rosseau - OAB/RS
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3
image-galeria-4
image-galeria-5
image-galeria-6
image-galeria-7

A Ordem gaúcha, em articulação com a subseção de Sapucaia do Sul, promoveu, na noite de quinta-feira (4), o lançamento da campanha Laço Branco – Mobilização do Homem pelo Fim da Violência contra a Mulher. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores de Sapucaia e foi alusivo ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A iniciativa tem como objetivo convocar a sociedade, especialmente o público masculino, para a escuta, o debate e a tomada de atitudes concretas no enfrentamento à violência.

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destacou o simbolismo da campanha e reforçou a urgência de medidas efetivas. “Nós precisamos dos atos políticos e simbólicos porque eles têm sua importância. Eles marcam posição e fazem as pessoas lembrarem de fatos e momentos. Um homem carregar esse laço tem um simbolismo muito importante, mas essa chaga brasileira que é a violência contra a mulher precisa ser combatida não apenas com símbolos, mas com atitudes concretas. O encontro dessa noite é, também, uma ação concreta porque está voltado para a conscientização. Programas como o de Apoio à Mulher Advogada, lançado pela OAB/RS, a paridade de gênero na formação de chapas da Ordem gaúcha e tantas outras realizações da nossa entidade também são atos que materializam essa importante luta”, asseverou Lamachia.

Atuação institucional permanente

A vice-presidente da OAB/RS, Claridê Chitolina Taffarel, reforçou o caráter inclusivo do debate proposto pela Ordem. “Esse evento é um espaço de fala que tem uma importância ímpar porque não reúne apenas mulheres. Estamos trazendo os homens para contribuir nessa luta e pedindo para que esse laço não esteja apenas nas roupas, mas também nos corações e nas atitudes de cada um deles”, pontuou.

O combate à violência contra a mulher é uma pauta constante na agenda da OAB/RS. A entidade tem atuado de forma incisiva, cobrando políticas públicas de segurança, enviando ofícios ao programa RS Seguro, do Governo do Estado, e instituindo programas de conscientização, como o OAB Vai à Escola.

Mobilização local

Em Sapucaia do Sul, a campanha foi estruturada para integrar o calendário global de ativismo. Um dos responsáveis pela construção do ato, o presidente da subseção, Marcos Hauser, salientou que o projeto foi construído pela advocacia local. “Nossa Comissão da Mulher Advogada trouxe a campanha que integra o calendário de 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, uma ação mundial. Estamos convocando a sociedade sapucaiense para estar junto conosco nessa luta”, afirmou.

Presenças

Além dos dirigentes citados, o evento contou com a presença da presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS, Maximilia de Paula; da secretária da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS, Isabella Barbosa; da presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Sapucaia do Sul, Luísa Doyle Andrade; da ex-presidente da OAB/RS e Medalha Rui Barbosa, Cléa Carpi da Rocha; do diretor de Interiorização e Grupos de Estudos da ESA/RS, Renê Engroff; das conselheiras seccionais da OAB/RS Keilly Amorim e Márcia Schwantz; e da diretoria da OAB Sapucaia do Sul: o vice-presidente Jorge Alexandre Romani Soares, a secretária-geral adjunta Katiane Gomes de Brito e o tesoureiro Rafael dos Santos. Também prestigiaram o ato a presidente da OAB Esteio, Fernanda Reis da Silveira; o prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues; o vice-prefeito, Nestor Bernardes; a procuradora-geral do município, Michele Brum; os secretários municipais William Thiago de Borba (Governo), Flávia Joziane Pereira da Motta (Saúde), Carla Patrícia da Silveira (Meio Ambiente) e Gervásio Santana (Cultura e Turismo); a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Zenahya dos Santos Custodia Chagas; a presidente da Câmara de Vereadores, Veridiana Pacheco; a ouvidora da Mulher e desembargadora do TJRS, Jane Maria Kohler Vidal; a juíza titular da 2ª Vara Criminal e diretora do Foro, Cristina Son; as juízas do Trabalho Bernarda Núbia Toldo (1ª Vara) e Neusa Líbera Lodi (2ª Vara); o subcomandante do 18º BIMtz, tenente-coronel Rafael Augusto de Assis Estral; o delegado regional Cristiano Reschke; o comissário de polícia Antônio Carlos Pinto da Silva; os representantes da Guarda Municipal/Guardiã Maria da Penha, Aguimar Mattos Júnior e Cínara Batista; o presidente da CDL Sapucaia do Sul, Tiago Senna; e o diretor do IFSul – Campus Sapucaia do Sul, Fábio Roberto Morais Lemes.

09/12/2025 13:28h



Notícia anterior

Lamachia recebe convite para a posse da nova gestão da APERGS

09.12.2025
Próxima notícia

Em reunião extraordinária com presidentes, Lamachia orienta subseções a intensificarem ações de alerta ao golpe do falso advogado

09.12.2025

Principais notícias

Ver todas