Home / Noticias / 28.06.2017 13:00h

OAB/RS mobiliza coleta de assinaturas para o Estatuto para criminalização da LGBTIfobia

28/06/2017 13:00h

http://bit.ly/2sRIEeA

Em prol da criminalização da violência, e com o intuito de pôr fim nos discursos de ódio e de preconceito, no dia do Orgulho LGBTI (28 de junho), a OAB/RS manifesta seu apoio à intensificação de assinaturas para o estatuto que visa a criminalizar a LGBTIfobia. A pauta é uma deliberação da Carta de Gramado, redigida no II Colégio de presidentes na última semana.

Assine o Estatuto da Diversidade Sexual AQUI.

A presidente da subseção de Canoas, Eugênia Reichert, contou que levou a pauta para o Colégio, com o intuito de tornar crime as violências físicas ou verbais contra a população LGBTI: “A cultura da intolerância e do ódio estão ao nosso lado. O fato é que se trata de pessoas que querem ter o direito de estar, de ser e de viver livremente, como qualquer ser humano; poucos deles conseguem envelhecer, e a grande maioria não alcança os 35 anos de idade. Estamos reivindicando muitos direitos, porém o projeto de lei precisa de assinaturas para que seja encaminhado ao congresso”, ressaltou.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, falou sobre a importância desta pauta no atual momento de intolerância em que vivemos: “Me solidarizo muito com esta proposição. Hoje, nós já temos um avanço neste tema, mas é importante, cada vez mais, a sociedade demonstrar respeito e igualdade. Vamos efetivar e fazer este papel com o respeito ao próximo. Apenas: respeito ao próximo! Há colegas advogados que estão sendo alvos de humilhação pela questão da orientação sexuale não vamos permitir. A Ordem gaúcha está a disposição para auxiliar este tema e arrecadar assinaturas para a criminalização da LGBTIfobia”, explanou.

Ainda são necessárias 500 mil assinaturas para que o projeto chegue até o Congresso Federal, por isso, o presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da Ordem gaúcha pede a participação de todos neste movimento: “Antes precisávamos de 1,5 milhão de assinaturas, ano passado mudou, e este número diminuiu. Porém, temos somente 100 mil assinaturas até o momento. Sem dúvidas é um assunto muito importante, que precisa ser discutido e votado, por isso, precisamos de força e iniciativa popular para que a causa ganhe ainda mais força. Não podemos admitir que não exista uma legislação para este tipo de violência”, disse.

 

III Congresso Internacional e VII Nacional de Direito Homoafetivo será em Porto Alegre

Para marcar a importância deste dia, a Ordem gaúcha, por meio da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero, reitera que as inscrições para o III Congresso Internacional e VII Nacional de Direito Homoafetivo já estão abertas. O evento ocorrerá de 27 a 29 de setembro na Assembleia Legislativa do RS. Serão abordados temas como os avanços frente aos Direitos da População LGBTI e a Intersexualidade e seus aspectos médicos e jurídicos.

Confira a programação:

27.09
19h - SOLENIDADE DE ABERTURA
Palestra: Os Avanços do Poder Judiciário frente aos Direitos da População LGBTI
Palestrantes: Dra. Maria Berenice Dias e Dra. Ellen Gracie Northfleet (Ex-Ministra do STF)
28.09
10h às 12h
Palestra: Cidadania, Direitos Humanos, Liberdades Individuais e a População LGBTI
Palestrantes: Sra. Miguelina Vecchio

14h às 16h
Palestra: A Intersexualidade e seus aspectos médicos e jurídicos.
Palestrantes: Dra. Fernanda Barreto e Dr. Nilo Jorge Carvalho Leão Barreto

16h30 às 18h30
Palestra: Os Transtornos de Identidade de Gênero e o Direito
Palestrantes: Dra. Marta Oppermann e Sr. Rogério Horta

10h às 12h
Palestra: O Corpo da Roupa e a Pluralidade dos Gêneros
Palestrantes: Sra. Letícia Lanz

14h às 16h
Palestra: O Mercado de Trabalho e a Discriminação da população LGBTI - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos
Palestrantes: Sra. Ana Naiara Malavolta, Sr. Filipe Roloff e Dr. Marcelo Gallego
16h30 às 18h30
Palestra: O Preconceito e os Crimes de Ódio contra a População LGBTI - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos.
Palestrantes: Sr. Jean Wyllys e Dr. Salo de Carvalho

16h30 às 18h30
SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO
Palestrantes: Dr. Leonardo Vaz
*Até a data do evento, novos palestrantes serão confirmados.

 

Gabriela Milanezi 

Assistente de jornalismo 

28/06/2017 13:00h



Notícia anterior

ESA promove palestra sobre Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da CBF

28.06.2017
Próxima notícia

Breier conduzirá Desagravo Público aos advogados ofendidos em suas prerrogativas nesta quinta-feira (29) em Caxias do Sul

28.06.2017

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp