OAB/RS participará de Grupo de Trabalho para debater período da Ditadura no país
29/01/2014 15:01h
A secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, participou, na tarde desta quarta-feira (29), da primeira reunião do Grupo de Trabalho, que visa tratar dos eventos que marcam os 50 anos do Golpe Militar de 1964. O encontro reuniu vereadores e diversas entidades, no Salão Nobre Dilamar Machado, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
O grupo, formado por representantes da Comissão de Direitos Humanos da PGE/RS; Sindicato dos Jornalistas; Secretaria Municipal de Direitos Humanos; PUC-RS; CTB; Polícia Civil; Comitê Popular Verdade e Justiça e da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), irá preparar, ao longo do mês de março, uma série de eventos sobre o cinquentenário do Golpe Militar de 1964, contando com atividades acadêmicas, políticas e culturais.
De acordo o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador professor Garcia, o objetivo é levar as ações alusivas à data a toda a população, principalmente, aos alunos das séries iniciais. “Vamos promover um seminário para discutir os projetos ligados ao tema memórias, dialogar com a sociedade e levar aos jovens o tema ditadura”, declarou.
Maria Cristina, que também é coordenadora do Grupo de Trabalho da OAB/RS para promoção de ações sobre os 50 anos do início do regime no país, ressaltou a importância da participação da OAB gaúcha nas atividades programadas para março. “A Ordem já havia interesse de realizar um evento para tratar sobre período do Regime Militar no Brasil, porém destinado aos advogados que vivenciaram fatos da época”, afirmou.
Ainda, de acordo com a dirigente, “a OAB se soma a este trabalho porque entende a necessidade de o tema ser levado à discussão diante de toda a sociedade civil”, finalizou.
Rafaella Rosar
Estagiária de Jornalismo
29/01/2014 15:01h