OAB/RS presente à posse da nova diretoria da subseção de Passo Fundo
23/03/2013 06:01h
Dirigentes da entidade prestigiaram a solenidade, que oficializou o início do trabalho da gestão 2013/2015 da OAB local.
Com a presença de centenas de advogados que lotaram o Clube Comercial em Passo Fundo, o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, representando o presidente da entidade, Marcelo Bertoluci, participou da solenidade de posse da nova diretoria da OAB local para o triênio 2013/2015.
Estavam presentes ainda a conselheira federal Cléa Carpi da Rocha; a presidente e a secretária-geral da CAA/RS, Rosane Ramos e Cinara Frosi Tedesco; e os conselheiros seccionais Itamar Basso e André Zuco.
A diretoria da Sociedade dos Advogados de Passo Fundo também também assumiu para o triênio 2013/2015.
Ao deixar à presidência, Patrícia Alovisi chamou atenção para os desafios da nova gestão e agradeceu a confiança dos advogados passo-fundenses. "Muito há que se buscar para garantirmos o bom e firme exercício profissional da advocacia. Sabemos que a jornada é longa, porém sei que não vamos precisamos esperar mais 80 anos para termos uma remuneração adequada e direito a férias, pois tenho a convicção que as mudanças legislativas para assegurar tais direitos estão próximas. Quero agradecer a confiança de todos e findamos a nossa gestão com o sentimento de dever cumprido!"
Fazendo referência às principais lutas da OAB nos últimos 80 anos, Alexandre Gehlen assumiu a diretoria da subseção de Passo Fundo destacando: "Me sinto honrado por representar os 1589 membros desta valorosa subseção. Estou convicto da enorme responsabilidade que estou assumindo e sei que terei uma árdua jornada tanto no campo corporativo, quanto institucional. No entanto, tenho orgulho em poder tutelar pela mais nobre das profissões e entidade – a OAB!"
Em nome do CFOAB, Cléa lembrou vários momentos históricos da entidade. "A OAB esteve presente nos momentos mais decisivos deste País, sendo esta uma das razões de haver seis referências desta entidade em nossa Constituição."
Encerrando os discursos, Pellizzer ressaltou a preocupação de que o processo eletrônico possa acabar restringindo a capacidade postulatória do advogado. "Muitas cidades, principalmente do interior, sofrem com a constante falta de luz, com os serviços de internet e telefonia deficientes com absoluta falta de qualidade - problemas que devem ser resolvidos antes do ingresso desta nova ferramenta, pois assim só trará mais preocupação aos advogados. Vivemos em um país que ainda não tem a estrutura necessária para lidar com esse tipo de tecnologia, o que pode acabar causando um grande prejuízo para os advogados e principalmente para o cidadão a quem representamos".
O dirigente enfatizou ainda a que a Ordem continuará intransigente em relação à defesa das prerrogativas e com a fiscalização do exercício profissional da advocacia, cobrando ética e postura, indispensáveis ao fiel desempenho do mandado depositado ao advogado pela cidadania.
O vice-presidente da entidade, enalteceu também a união dos advogados de Passo Fundo. "Os advogados desta subseção prestam relevantes serviços à OAB, principalmente em razão da sua capacidade de interagir e a profundidade de suas lutas".
Participaram da solenidade os ex-presidentes da subseção de Passo Fundo, Hugo Bitencourt, José Carlos Carles de Souza, José Mello de Freitas e Marco Mattos; o presidente da subseção de Sananduva, Luiz Alfredo Tartari; os representantes das subseções de Soledade e Não-Me-Toque, Eduardo Gralha e Joel Graebin – respectivamente – o corregedor-geral de Justiça, desembargador Orlando Heemann Júnior; o desembargador Rui Portanova; o procurador-geral do município, Adolfo de Freitas; o juiz diretor do Foro, João Marcelo Barbieri de Vargas; o promotor de Justiça Mário Luiz Guadaguinin; o juiz diretor da Justiça do Trabalho, Luciano Cembranel; as juízas do Trabalho Flávia Cristina Padilha Vilande e Paula Weiller; o juiz da Vara Federal em Passo Fundo, Rafael Trevisan; o juiz de Direito, Luiz Cristiano Aires; e o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Mario Patuci.
Liziane Lima
Jornalista - MTB 14.717
23/03/2013 06:01h