OAB/RS realiza VI Seminário Sul-Brasileiro de Recuperação de Empresas
10/11/2025 16:45h
A Comissão de Falências e Recuperação Judicial (CFRJ) da OAB/RS promoveu, na terça-feira (28), o VI Seminário Sul-Brasileiro de Recuperação de Empresas, na OAB Cubo. O evento reuniu especialistas do Direito, do setor econômico e do Judiciário para debater, sob uma perspectiva multidisciplinar, o Direito de Insolvência e os mecanismos de reestruturação empresarial.
O presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, destacou a relevância do evento e o engajamento da advocacia: “Ver o Cubo lotado é reflexo da qualidade dos painéis, assim como pela escolha dos temas. Isso demonstra a força da nossa Comissão, que realiza um trabalho coletivo exemplar. Tenho orgulho da advocacia gaúcha, especialmente nesse momento desafiador da profissão, em que seguimos firmes na defesa das prerrogativas e do fortalecimento da classe.”
Para o diretor-geral da Escola Superior da Advocacia (ESA/RS), Gerson Fischmann, o Seminário trata de assuntos fundamentais, como o impacto econômico: “A recuperação judicial tem como finalidade revitalizar empresas, que são o coração da economia, gerando empregos, tributos e desenvolvimento. Debater esses instrumentos é essencial para que o sistema funcione de forma mais equilibrada e eficiente.”
Já o presidente da CFRJ, Laurence Medeiros, reforçou a importância do espaço de debate: “As discussões envolvendo insolvência têm se tornado cada vez mais relevantes. Momentos como esse são fundamentais para o aperfeiçoamento das práticas, da legislação e do próprio papel da advocacia. O apoio da Ordem gaúcha foi essencial para a realização do Seminário.”
Durante a manhã, os painéis trataram de jurisprudências e jurisdições especializadas do Poder Judiciário e do Ministério Público; das alternativas extrajudiciais e judiciais para lidar com a crise no agronegócio gaúcho; e do papel da análise econômica do Direito na reestruturação empresarial. À tarde, os debates abordaram fundos de investimento, compra de ativos estressados e financiamento na recuperação judicial; celeridade, eficiência e novas práticas na administração judicial; tratamento dos créditos extraconcursais; e alternativas à recuperação judicial.
10/11/2025 16:45h
