Comissão da Criança e do Adolescente da OAB/RS debate aprendizagem profissional e combate ao trabalho infantil
02/12/2025 17:45h
Diante do recente crescimento dos índices de trabalho infantil no país, a OAB/RS, por meio da Comissão da Criança e do Adolescente, promoveu, na quinta-feira (27), o evento “A Aprendizagem e o Combate ao Trabalho Infantil”, no Auditório OAB Cubo, em Porto Alegre. Os dados divulgados pelo PNAD/IBGE apontam alta de 7,1% nos casos entre 2023 e 2024, reforçando a urgência de ações articuladas. A abertura contou com uma apresentação cultural da Orquestra Pão dos Pobres.
O encontro teve como foco abordar as causas no aumento de casos envolvendo o trabalho nessa faixa etária e apresentar caminhos para combater a exploração infantojuvenil. A aprendizagem profissional foi destacada como alternativa adequada, segura e prevista em lei, uma forma de promover a inserção de jovens no mercado de trabalho sem comprometer a frequência escolar, garantindo proteção e acompanhamento. Para discutir o assunto, a programação reuniu especialistas de instituições como SESI/SENAI, TRT4 e Superintendência Regional do Trabalho, que participaram do painel e contribuíram com análises técnicas e perspectivas para o enfrentamento do problema.
Para o presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, Carlos Luiz Sioda Kremer, o debate é fundamental diante do cenário atual. “Este é o oitavo evento da Comissão neste ano, e muito trabalho só foi possível graças ao apoio do presidente Leonardo Lamachia e de sua diretoria. Aos aprendizes que estão aqui, a meta é que saiam deste encontro com mais conhecimento a partir das contribuições dos nossos palestrantes, que irão compartilhar suas experiências e debater essa preocupação comum: o significativo aumento do trabalho infantil”, destacou
02/12/2025 17:45h
