Nota de Pesar - Luiz Geraldo Telesca Mota
05/01/2026 13:01h
A OAB/RS lamenta profundamente o falecimento do advogado, político e escritor gaúcho Luiz Geraldo Telesca Mota, ocorrido na manhã do domingo (4), e manifesta suas mais sinceras condolências. Mota presidiu a subseção de Canguçu, sua terra natal, nas gestões de 1989/1990 e 1991/1992 e é considerado figura histórica da advocacia rio-grandense e brasileira.
A presidente em exercício da OAB/RS, Claridê Chitolina Taffarel, lastimou o falecimento do advogado. “Mota deixa um legado para a advocacia. Fundador e primeiro presidente da subseção de Canguçu, foi membro do nosso Tribunal de Ética e Disciplina e conselheiro seccional por dois mandatos. Um grande intelectual que, além de sua dedicação aos valores da profissão, contribuiu com importantes obras literárias sobre temas jurídicos, entre outros. Deixo minha solidariedade e de toda esta instituição à família, amigos e colegas de profissão”, disse.
Mota, seguindo a tradição de Domenico Caneo Telesca, seu bisavô, advogado com atuação na Itália e no Brasil, fundou uma tradicional família de advogados e juristas que teve início no Rio Grande do Sul e se espalhou por todo o país.
Em sua homenagem nas redes sociais, a subseção de Canguçu manifestou que o profissional “foi um exemplo de dirigente de Ordem, atuando com firmeza, coragem e absoluto compromisso com a advocacia, deixando marcas profundas também no Conselho da Seccional do Rio Grande do Sul. Sua trajetória institucional honra a história da OAB e inspira gerações”.
05/01/2026 13:01h
